Buscar
  • iprmaringa

Um ano realmente NOVO

Todos sabemos que a maioria das pessoas, em dezembro, começa a fazer promessas para o ano seguinte: estudar, emagrecer, se relacionar melhor com Deus, ser fervoroso na fé, ser líder de célula, lar hospedeiro, não perder um culto, ser aluno dos cursos do Ministério de Ensino, ser fiel no TSD (Tempo a Sós com Deus), resolver mal entendidos, melhorar esta ou aquela situação, fazer atividade física, melhorar a alimentação, trabalhar menos, ser generoso com o próximo, sair de férias, não contrair dívidas, ser honesto, investir na família, investir na profissão, casar, ter filhos, fazer tudo com excelência, fazer uma viagem internacional, ser menos exigente consigo mesmo e com o outro, ser amável com todos, enfim, “aproveitar a vida da melhor maneira possível...”





Todavia, nem sempre essas promessas tornam-se realidade. Após as festas de final de ano, o ano novo tão esperado começa com a mesma correria do ano anterior. Muitos, sem perceber, se entregam à rotina estafante do dia-a-dia. As promessas foram feitas com as melhores intenções, porém, devido à falta de planejamento de curto, médio e longo prazo para organizar a vida, para assumir o controle da situação, muitas promessas são apenas isso: promessas. Então, ano novo, vida velha outra vez.


O que acontece efetivamente é que muitos possuem apenas o desejo, sem nenhum planejamento, sem nenhuma meta, ação ou monitoramento posterior. Eles desistem antes de começar. Estamos vivendo numa geração que não acorda, que não enfrenta a desafios, com “inteligência demais e determinação de menos”.


É necessário compreender que desejo sem ação é ilusão, pois nunca se concretizará e ainda pode gerar desconfortos ou insatisfações pessoais e/ou profissionais. Nessa vida, determinação e perseverança fazem a diferença. Está sobrando desejo e faltando determinação e perseverança.


Desejo pelo desejo não funciona. Mais do que querer, as pessoas devem aprender a “querer de maneira consciente” e ter a orientação para realizar, aos poucos, o que buscam. Planejamento e metas são indispensáveis para alcançar os objetivos espirituais, pessoais e profissionais.


Na verdade, tão importante quanto o futuro ou os planos para o futuro, é o que a pessoa faz no presente. Planejamento é essencial (João 14:28-31), determinação indispensável, fé em Deus é tudo. É importante viver o dia-a-dia e conciliar ambas as atividades, presente/futuro, de maneira razoável.


COMO TER UM ANO NOVO REALMENTE NOVO?


Todos precisam de planejamento para viver com qualidade. Elencamos algumas sugestões, que devem ser adaptadas para a sua realidade para lhe auxiliar a efetuar um planejamento simples e conciliável com o seu ritmo de vida:


Escreva: sempre que escrevemos algo, temos a chance de ordenar os pensamentos e desejos de maneira objetiva. Compre um caderno que pode ser sua "lista de desejos" e quando tiver tempo, dedique 10 a 15 minutos para ler e reler o que já escreveu e conhecer melhor os desejos, motivações e, claro, as frustrações que fazem parte da vida.


Olhe os dois extremos: procure listar em uma página seus sonhos mais elevados e na outra tudo o que pode ser feito de maneira realista, pois aí terá as coordenadas entre a realidade e o desejo e poderá traçar um rumo para suprir os espaços que precisa para a plena realização.


Vida pessoal x vida profissional: reveja e planeje estes dois aspectos da vida, que geralmente se complementam, pois o equilíbrio entre ambos é importante para a felicidade.


Sinceridade: tenha sinceridade consigo mesmo para não colocar objetivos que não pode atingir ou ignorar defeitos ou problemas que precisam ser superados (se você não pode ser sincero consigo mesmo, quem poderá?).


Planeje: após ter escrito os pensamentos e desejos, tendo em perspectiva os dois extremos de possibilidades, ponderando a vida pessoal e profissional com sinceridade, estabeleça um plano para atingir no curto, médio e longo prazo os objetivos e desejos, para que o ano novo seja realmente novo.


Monitore e corrija: mais do que planejar, precisamos monitorar em bases mensais e efetuar correções de rota ao longo do tempo, pois os planos precisam ser dinâmicos como a vida.



Decida que Cristo será prioridade na sua vida neste ano. Nunca se esqueça: a vida é uma só - é curta e passa rápido. O homem é um ser biopsicossocial-espiritual. Neste Ano Novo, cuide do seu corpo, da sua alma e do seu espírito. Procure o equilíbrio entre os três. Faça um planejamento com uma visão integral de você mesmo. Para que o Ano Novo seja de fato novo no seu corpo, na sua alma, e no seu espírito, aproveite esse Ano Novo!!! Talvez ele seja o último!!!




Feliz Ano Novo realmente Novo.

0 visualização
SOBRE NÓS

A Primeira Igreja Presbiteriana Renovada de Maringá, carinhosamente conhecida como Igreja da Família, tem como missão ser uma Igreja renovada pelo Espírito Santo, para adorar a Deus, pregar o Evangelho e fazer discípulos.

ENDEREÇO

Av. Tamandaré, 975 - Centro, Maringá - PR, 87020-080

secretaria@iprmaringa.org.br

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS
  • Cinza ícone do YouTube

1ª Igreja Presbiteriana Renovada de Maringá | Departamento de Mídia & Comunicação | 2020 - Todos os direitos reservados.