Buscar
  • iprmaringa

5 PASSOS PARA CRIAR UMA ROTINA DEVOCIONAL COM SEUS FILHOS PEQUENOS

Atualizado: Abr 20

por Marli Quintanilha


Queridos pais, este material tem por objetivo te auxiliar para estabelecer uma rotina de devocional com seus pequenos nestes tempos de quarentena. E ao montar este material, minha oração é que se você ainda não tem este tempo precioso de devocional, que ele se estenda como uma rotina diária com seus filhos. Nosso Deus é grande e sábio, e por Ele ter ciência dos nossos estágios de vida, e Ele nos deu um modelo de devoção familiar através da vida de Moisés para que o povo de Israel ensinasse os seus filhos durante os ritmos regulares da vida — hora das refeições, hora de dormir, durante a locomoção, e assim por diante (Deuteronômios 6.7). Então podemos utilizar este modelo em outros tempos que não seja apenas o da quarentena. Então descrevemos abaixo cinco dicas rápidas para estabelecer uma rotina devocional regular com seus filhos pequenos.





1. Encontre um tempo que funcione

Escolha um horário regular ao redor da mesa — talvez no café da manhã — Você se surpreenderá com o quanto os seus filhos lhe responsabilizam quando um padrão de adoração familiar é estabelecido. Será algo com o qual eles contam e aguardam.


2. Leia algo simples

Crianças com idade entre dois e três anos mantem a atenção por um período de dois a três minutos. Seu vocabulário é limitado de 200 a 1.500 palavras. Como um pai cuidadoso cortando a comida de seus filhos em pedaços digeríveis, é importante manter a sua rotina breve e compreensível. Desse modo nossos pequeninos vocabulário da fé, palavras bíblicas básicas como pecado, promessa, oração e o nome de Jesus, antes de terem contato com conceitos mais abstratos como o perdão.


3. Fale com Deus

Ensine aos pequenos que para falar com Deus existem vários modos, mas neste momento em especial é necessário que haja reverencia, assim verbaliza para seu filho(a): Curve a sua cabeça. Feche os seus olhos. Juntem as mãos. (Assim eles não se batem durante a oração! Esse truque tem funcionado por séculos.) Então, fale com Deus. Faça algo rápido e que fique na memória deles: lembre-se da curta capacidade de atenção das crianças. Um modelo de oração simples e objetiva:

“Obrigado Deus por [nome da criança]. Ajude-a a crescer para amar Jesus e confiar em Jesus. Por favor, ajude-a a ter amigos piedosos e um marido cuidadoso quando ela crescer. Por favor, proteja-a de males e perigo nesta noite e de Satanás e seus enganos. Em nome de Jesus, Amém.”

4. Use música para a memorização

Quando eu era criança, minha professora de educação infantil da igreja Batista, cantava muitas músicas que tinham como letra os Salmos, até hoje com 58 anos, quando leio o livro de salmos, me vem à mente as canções, consequentemente, houve uma memorização dos Salmos através das músicas. Alguns Sites que podem te ajudar:


https://www.youtube.com/watch?v=g78AmTLB6R8

Banda Krozz (este traz muitos versículos emsuas músicas)

https://www.youtube.com/watch?v=R_drLZVDmfc

Três Palavrinhas

https://www.youtube.com/watch?v=l1ubVTifZDk

Turma do Cristãozinho

https://www.youtube.com/watch?v=gLWqWQMKSXI

Rebeca Nemer

https://www.youtube.com/watch?v=6cYK9EPfDq0

Marilene Vieira

Deus Me Fez Para a Sua Glória

Baseado no catecismo de Westminster.


5. Ofereça aos seus filhos a sua atenção integral

Sua rotina devocional não é apenas um momento para você transmitir informações aos seus filhos; é o momento de eles passarem algum tempo com você. Então, deixe de lado o seu telefone. Olhe os seus filhos nos olhos e faça-os saber que você os está ouvindo. Demonstre carinho, e não apenas quando for a hora dos abraços e beijos de boa noite. Abrace amorosamente. Brinquem um pouco. É por meio da presença atenta de pais amorosos que as crianças aprendem sobre nosso Pai amoroso (lembrando que Pai que ama é o tema das lições que estamos estudando).


363 visualizações
SOBRE NÓS

A Primeira Igreja Presbiteriana Renovada de Maringá, carinhosamente conhecida como Igreja da Família, tem como missão ser uma Igreja renovada pelo Espírito Santo, para adorar a Deus, pregar o Evangelho e fazer discípulos.

ENDEREÇO

Av. Tamandaré, 975 - Centro, Maringá - PR, 87020-080

secretaria@iprmaringa.org.br

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

1ª Igreja Presbiteriana Renovada de Maringá | Departamento de Mídia & Comunicação | 2020 - Todos os direitos reservados.