NOSSA HISTÓRIA 

Em janeiro de 1975, no mesmo terreno onde até hoje está a nossa igreja, nasceu a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. Graças à união entre Igreja Cristã Presbiteriana e Igreja Presbiteriana Independente Renovada, surgiu aqui uma igreja forte, que se espalhou por toda a nação. Hoje estamos presentes em todos os 27 estados brasileiros e 95 campos missionários. Ao todo são 1295 igrejas presbiterianas renovadas em todo o mundo. 

 

Relembrando o passado

No ano do surgimento de nossa igreja, além dos cultos de adoração no templo, ainda pequenino e de madeira, havia um culto animado na Praça Raposo Tavares, ao lado da antiga rodoviária, aos domingos à tarde. Muitas pessoas aceitavam Jesus, vinham para o culto da noite e permaneciam firmes. Nessa época, a 1ª IPR manteve um programa na Rádio Cultura de Maringá, que alcançou muitas vidas e a tornou a igreja evangélica mais conhecida da cidade. Havia ainda cultos nas casas dos irmãos, que contribuíram muito para o crescimento da igreja. Em 1977 surgiu a Tarde da Bênção – eram cultos realizados nas tardes de sexta-feira, que reuniam verdadeiras multidões para ouvir a Palavra e serem libertas da opressão e problemas.

Nossas raízes

As igrejas evangélicas que tem sua base teológica na Bíblia Sagrada e no pensamento do Reformador João Calvino são chamadas de Presbiterianas. No Brasil, o presbiterianismo foi trazido pelo missionário Ashbel Green Simonton. De seu trabalho, nasceu a Igreja Presbiteriana do Brasil. Ao longo dos anos, vários ramos foram formados, mas todos conservaram como essência a teologia reformada e a forma de liderança presbiteriana.

 

Na década de 60 um intenso desejo de conhecer mais a Palavra de Deus e a doutrina do Espírito Santo e uma vontade de consagrar-se mais a Jesus por meio de uma vida de oração, pregação do evangelho e santificação se instaurou no meio presbiteriano. Nasceram então duas igrejas com características semelhantes e iguais objetivos: a Igreja Cristã Presbiteriana, ICP, em 1968, e a Igreja Presbiteriana Independente Renovada, a IPIR, em 1972. A ICP compunha-se dos Presbitérios de Cianorte e Brasil Central e tinha como líder o Pr. Jonathan Ferreira dos Santos. A IPIR elegeu como seu presidente o Pr. Palmiro Francisco de Andrade.

 

No dia 14 de janeiro de 1975, as lideranças dessas duas denominações realizaram uma reunião no número 975 da Avenida Tamandaré, em Maringá, no Paraná, e decidiram se unir sob uma mesma denominação: assim surgia a 1ª Igreja Presbiteriana Renovada. O primeiro pastor à frente de nossa igreja foi Lauro Celso de Souza, seguido por Nilton Tuller, Luis Carlos Dalben, Wanderley do Amaral, Celsino Marques de Azevedo, Marcio Pereira de Andrade e finalmente José Zaponi, este sucedido pelo nosso pastor presidente há 27 anos, Jair Lara. Ao lado de sua esposa, Pastora Elietta Lara e da diretoria da igreja, ele conta com o auxílio de nossos presbíteros e diáconos para liderar uma igreja renovada pelo Espírito Santo, para adorar a Deus, pregar o Evangelho e fazer discípulos.

Frutificando com Ele

A 1ª IPR tem a visão de transformar discípulos em líderes multiplicadores por meio do evangelismo e do discipulado, promovendo relacionamentos e conexão na Igreja através de pequenos grupos, as células. Hoje temos quase uma centena de células entre Maringá, Sarandi e Paiçandu onde, a cada dia, vidas têm sido alcançadas.

Defendemos o Amor, a Santidade, o Discipulado, o Cuidado, a Renovação Espiritual, a Família, a Integridade, a Unidade, a Pregação da Palavra e o Serviço como valores irrevogáveis. Muitos milagres e libertações aconteceram e ainda acontecem em nossos cultos, graças ao mover do Senhor.

 

Pessoas da cidade e da região têm conhecido Jesus, sendo curadas e transformadas pelo Poder de Deus. Isso tem feito que a nossa denominação seja amplamente conhecida, respeitada e um tenha se tornado referencial para busca de ajuda espiritual. Hoje nosso templo tem capacidade para mais de duas mil pessoas, uma boa infraestrutura, uma liderança forte, e o melhor de tudo: muita Unção do Espírito Santo. Além disso, por meio do programa Cristo no Lar, veiculado na rádio Melodia FM e pela televisão, no canal TV10 conseguimos levar a Palavra a milhares de pessoas em centenas municípios

 

Várias Igrejas foram formadas através de trabalhos que se iniciaram com cultos nos lares, tornaram-se congregações e hoje são Igrejas organizadas como a IV IPR de Maringá, VI IPR de Maringá, VII IPR de Maringá e IX IPR, bem como a XI IPR, XII IPR e XIII IPR, todas e Maringá. E ainda Iguatemi, Dr. Camargo, Paiçandu e São Jorge do Ivaí e Mandaguaçu.

 

E ainda mantemos 13 missionários pelo mundo trabalhando em prol do reino de Deus graças a ajuda financeira e às orações dos irmãos que aqui estão.

 

Temos certeza que estes são apenas os primeiros 45 anos da longa história que o Senhor tem preparada para nós e que só terá fim no dia da volta do Nosso Senhor! Venha fazer parte dessa grande família e ajudar a construir os próximos passos de nossa história!

SOBRE NÓS

A Primeira Igreja Presbiteriana Renovada de Maringá, carinhosamente conhecida como Igreja da Família, tem como missão ser uma Igreja renovada pelo Espírito Santo, para adorar a Deus, pregar o Evangelho e fazer discípulos.

ENDEREÇO

Av. Tamandaré, 975 - Centro, Maringá - PR, 87020-080

secretaria@iprmaringa.org.br

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

1ª Igreja Presbiteriana Renovada de Maringá | Departamento de Mídia & Comunicação | 2020 - Todos os direitos reservados.